A tecnologia moldou profundamente a sociedade, a economia e o ambiente. Sendo ela fundamental para enfrentar as crises ambientais que o planeta atravessa, as alterações climáticas, a escassez de alimentos, a gestão de resíduos e outros desafios globais permanentes que continuarão a ser uma realidade no futuro.
Tecnologias como a inteligência artificial são, potencialmente, as maiores impulsionadoras da indústria e podem também ser vitais para ajudar a resolver os nossos problemas climáticos que, como sabemos, representam uma ameaça real para as gerações futuras e para a sustentabilidade do nosso planeta. É através destes avanços tecnológicos que os governos e as grandes empresas se podem e devem colocar na linha da frente da batalha contra as crises ambientais.
Mas, na prática, de que forma esta ajuda pode ser, efetivamente, uma realidade?
Apesar do impacto negativo que os avanços tecnológicos têm no meio ambiente (nem todos os aspetos desta área são positivos), muito por culpa do uso indevido por parte dos seres humanos, são várias as formas em que a tecnologia pode, genuinamente, contribuir para a resolução dos mais diversos problemas.
Energia Renovável
Também conhecida como energia verde, esta é uma das maiores virtudes do combate do nosso país às crises ambientais. A energia renovável não gera substâncias contaminadoras nem gases de estufa, respeitando ao máximo a biodiversidade e o ser humano. Neste campo, a tecnologia desempenha um papel importante… Permitiu-nos captar esta energia natural e convertê-la em eletricidade ou calor útil através de dispositivos como painéis solares, turbinas eólicas e hidráulicas, o que reflete um impacto altamente positivo da tecnologia no ambiente. De referir que, para além destes efeitos positivos
Veículos elétricos
Os carros elétricos são um dos símbolos mais recentes de tecnologia focada num impacto ambiental positivo. É nas emissões de carbono (um grande problema associado aos automóveis tradicionais), que contribuem para o efeito estufa e levam ao aquecimento global, que os carros elétricos marcam uma forte posição na revolução ambiental. Não contribuem para a poluição do ar, sendo mais limpos e menos prejudiciais para a saúde humana, animais e plantas.
Produtos Biodegradáveis
Impedir a contínua produção de lixo em massa é urgente e, para isso, uma aposta em produtos com uma rápida decomposição é imperativo. Produtos como talheres comestíveis (sim , existem😅), palhinhas de papel, escovas de dentes de bambu e produtos de limpeza de origem natural são exemplos práticos criados com o objetivo claro de diminuir substancialmente a poluição.
No entanto, os benefícios tecnológicos não param por aqui. Com os avanços que se têm vindo a verificar, é ainda possível encontrar diversas soluções que não envolvem novas invenções materiais.
-Recuperar subprodutos valiosos;
-Minimizar os problemas de eliminação de resíduos;
-Facilitar a construção de sistemas de gestão ambiental;
-Tornar os processos de produção mais limpos;
Conecta-te à GTN!
#gtn #comunicaçoes #telecomunicações #tecnologia #meioambiente #telefone #serviços