Telecomunicações… Se és um seguidor assíduo das nossas redes sociais e se és “adepto” do nosso trabalho, estás bem familiarizado com este conceito. Afinal, as telecomunicações estão presentes em todos os dias da nossa vida, não fosse a transmissão de informação a ideia base da comunicação interpessoal. Podemos interpretar este conceito como comunicação na sua generalidade, feita a longas distâncias, habitualmente por meio de ligações eletrónicas (claro que nem sempre foi assim 😅). Para entenderes bem como tudo começou, vamos fazer uma viagem até os “1830 ‘s”. Aperta os cintos e prepara-te, há um longo caminho a percorrer!
A história da comunicação é longa e foram várias as invenções da humanidade que deram asas àquilo que podemos considerar comunicação hoje em dia. É neste ponto que o telégrafo entra em cena. Este instrumento, concebido para transmitir mensagens a grandes distâncias, usava códigos para que a difusão da informação fosse o mais rápida e confiável possível. A propósito, aqui vai uma curiosidade… Foi por meio do telégrafo elétrico, inventado em 1830, que surgiu o famoso código Morse. Foi por meio deste que o telégrafo marcou uma posição meritória na história das telecomunicações e se destacou como o principal sistema de comunicação a longa distância no século XIX. Houve, no entanto, um ponto de viragem na história da comunicação, que acabou por “condenar” o telégrafo que foi entretanto substituído pelo, ainda hoje famoso, telefone.
Não há dúvidas que a história da comunicação a longa distância é marcada pelo telefone e é já na década de 70 do século XIX que esta nova engenhoca entra em ação. Posto isto, contamos-lhe a breve e magnífica história da primeira comunicação verbal entre duas pessoas.
Lembras-te de referirmos que o telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância no século XIX? Pois bem, foi com recurso a este instrumento que Alexander Graham Bell, conhecido por ter inventado o telefone, fez os primeiros avanços em direção à sua maravilhosa criação. Bell e a sua equipa, durante os esforços para aperfeiçoar a tecnologia associada ao telégrafo, ficou intrigado pela possibilidade de transmitir voz humana por meio de fios. É em 1875 que Bell, em conjunto com o seu parceiro Thomas Watson, cria um recetor capaz de transformar eletricidade em som e, em 1876, consegue registar a primeira patente associada ao aparelho. (Existe alguma controvérsia associada a este ponto, mas a sua explicação ficará para outro altura 😉) Alguns dias depois, o momento mais importante da história do telefone acontece e é numa chamada entre Bell e Watson que o momento é eternizado. “Mr. Watson, come here. I want you.” | “Sr. Watson, venha aqui. Preciso de si.” foram, alegadamente, as primeiras palavras ditas através deste novo meio de comunicação. O resto, como se costuma dizer, é história.
Cá por terras lusas, é no ano de 1877 que foram realizadas as primeiras experiências com um telefone. O início desta jornada terá partido de Lisboa, numa chamada telefónica que ligou Carcavelos à central do Cabo.
Conecta-te à GTN!
#gtn #comunicaçoes #telecomunicações #telégrafo #telefone #serviços #tecnologia